Pneus remoldados são opção na troca e garantem economia

Pneus remoldados são opção na troca e garantem economia

A cada 50 mil quilômetros, quem dirige carro precisa fazer a troca dos pneus. Uma obrigação que pesa muito no bolso. De olho na economia, alguns motoristas têm optado pelos pneus remoldados, que chegam a custar até 60% a menos do que um novo.

Os remoldados têm durabilidade de 80% a 100% da vida útil regular de um pneu. Existem três métodos de recuperação do pneu:

  • Recapagem: troca-se a banda de rodagem.
  • Recauchutagem: troca-se a banda de rodagem e os ombros.
  • Remodelagem: troca-se banda, ombros e superfície dos flancos.

Muitas pessoas não sabem, mas nos pneus novos e nos reformados (recapados, recauchutados e remoldados), o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) é obrigatório.

Como o caso envolve a segurança, a recomendação é que o consumidor observe atentamente a existência do selo no produto no momento da aquisição.

Para receber a marca do Inmetro, tanto os pneus novos quanto os que foram reformados, precisam ser submetidos ao ensaio de velocidade sobre carga, que testa a resistência.

Durante o teste, o pneu não pode apresentar deformações. A certificação do Inmetro está localizada na lateral dos pneus, parte conhecida como flanco.

Para receber a certificação, vários critérios de fabricação são levados em conta. Dois deles podem ser observados pelo consumidor. A estrutura do pneu não pode ter mais de sete anos e, ainda, só pode passar por remodelagem uma vez durante sua vida útil.

Segundo fabricantes, entre 80% e 90% dos pneus que chegam para a remodelagem são inservíveis. Cada friso tem função: drenagem, abafar som, dissipar calor e aumentar atrito. Quem compra pneu refrisado está correndo um sério risco, pois essa técnica é proibida.

Caso o consumidor encontre pneus sendo comercializados sem o selo do Inmetro, a orientação é que ele não adquira o produto e registre o fato na ouvidoria do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG). O relato pode ser realizado pelo fale conosco, por meio do endereço eletrônico ouvidoria@ipem.mg.gov.br, pelo telefone 08000 335 335 ou ainda pelo site do Inmetro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *