RECAPAGEM DE PNEUS SARECAP UMA REFORMA MATERIAL, SOCIAL E AMBIENTAL
O que é Recapagem?
Recapagem é um processo de reutilização da carcaça de pneus para caminhões e ônibus, onde é feita a troca da banda de rodagem usada por uma nova banda.
As carcaças dos pneus para veículos pesados já vêm preparadas para este processo. Portanto se ela passar pelos corretos processos de manutenção, pode ser recapada de 2 a 3 vezes, gerando economia para o transportador, já que o pneu recapado custa cerca de um terço do valor do pneu novo.
A durabilidade da reforma/recapagem está relacionada a condição da carcaça a ser recapada, ou seja, se o pneu foi utilizado de maneira correta e se recebeu as devidas manutenções.
Fazer a calibragem corretamente, seguindo o recomendado para o serviço, certamente ajudará a prolongar a vida útil do pneu. No entanto, pneus que rodam com baixa e/ou alta calibragem terão a vida útil diminuída e, consequentemente, terão poucas condições de recapagem.
Esses pneus já utilizados, devido a sua composição de borracha natural e sintética, tecidos e fios metálicos zincados e latonados, óleos e aditivos altamente poluentes têm como característica lenta biodegradação, trazendo então ao meio ambiente sérios problemas. Sua reutilização, salvo algumas iniciativas pioneiras, é inviável, tornando-o um passivo ambiental a toda sociedade pois gera poluição e degradação aos recursos naturais, e para o segmento específico das indústrias e importadoras de pneus novos e reformados que são as destinatárias da norma. Assim, muitos desses pneumáticos acabam sendo lançados nos rios, mares, enfim, contribuem para o comprometimento do meio ambiente.